Para nós, segurança
é um compromisso
inegociável

Em caso de emergências,
ligue para 08000 110 197

Nosso atendimento emergencial funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Enquanto nossa equipe
não chega:
1

Isole a área e mantenha distância

2

Não tente fazer reparos
para conter o vazamento

3

Evite qualquer fonte de energia
elétrica próxima ao vazamento

Suspeita ou vazamento dentro de casa?

Ou disque 08000 110 197, opção 1

Enquanto aguarda nossa equipe:

1

Não ligue luzes ou aparelhos eletrônicos!
As faíscas podem causar explosões

2

Feche o registro de gás

3

Abra as janelas e portas para ventilar o local

Política de Segurança,
Saúde, Meio Ambiente,
Qualidade e
Integridade de Ativos

Nós acreditamos que a excelência do nosso negócio depende da segurança na entrega das nossas operações.
Trabalhamos para que nossos processos, atividades e comportamentos resultem em uma operação segura, garantindo a saúde e integridade física das pessoas, o respeito ao meio ambiente, a qualidade dos nossos serviços e a integridade dos nossos ativos do sistema de distribuição de gás natural.



Essa política deve ser atualizada periodicamente e é de responsabilidade de todos os nossos colaboradores, nossos parceiros e demais partes interessadas cumpri-la e respeitá-la.

Em todas as nossas operações e atitudes, a segurança está em primeiro lugar:

Para os Clientes

Para os colaboradores

Para os parceiros

Segurança para os clientes

Evitar acidentes e garantir sua segurança e da sua família vai além dos cuidados
somente com o gás natural! Fique atento a estas dicas para um dia a dia mais seguro.

Prevenção diária

Nunca desligue equipamentos da tomada puxando o cabo elétrico. Segurar o plugue é a forma correta.

Antes de abaixar o tampo de vidro do fogão, certifique-se de que os queimadores estejam frios.

Não coloque os queimadores do fogão ainda quentes na água fria. O choque térmico pode deformar o metal, prejudicando o uso.

Não obstrua ou retire saídas de ventilação permanente. Elas vão garantir a renovação de ar do ambiente.

Nunca acenda o fogão com o tampo de vidro abaixado.

Segurança com aparelhos de gás

Leia o manual do fabricante e use seu aparelho de acordo com as indicações.

Não deixe crianças mexerem nos aparelhos de gás.

Contrate um profissional habilitado para fazer sua instalação de dutos de exaustão, considerando sempre a ventilação adequada do local.

Se for ficar fora muito tempo – em uma viagem, por exemplo –, feche os registros de gás natural de todos os aparelhos.

Se você ou algum morador da casa tiverem algum grau de deficiência olfativa, priorize a instalação de um detector de vazamento de gás.

Se alguém que mora em sua casa for uma pessoa com deficiência, solicite que instale o registro de segurança em lugar acessível a todos.

Evite instalação de aparelhos a gás próximos de cortinas, armários de cozinha e qualquer objeto inflamável.

Saiba onde ficam os registros de segurança de cada aparelho para facilitar o manuseio em caso de necessidade.

Não utilize o aquecedor de água ou a chaminé para secar roupas ou armazenar produtos.

Antes de uma obra ou reforma, localize as tubulações de gás e mantenha fechada a válvula do medidor durante todo o período do trabalho.

Atenção ao seu medidor!

Não use o abrigo do medidor para guardar ou apoiar objetos, especialmente inflamáveis.

Caso o medidor fique fora do imóvel, mantenha-o fechado e trancado. Libere o acesso aos funcionários a nosso serviço quando solicitado.

Mantenha o abrigo sempre ventilado.

Segurança para os colaboradores

Colocamos a segurança sempre em primeiro lugar.

Por isso, antes do início de qualquer tarefa em nossas operações, nossos colaboradores são
treinados e orientados sobre os riscos de cada atividade.

Na Comgás, todas as ferramentas de segurança estão disponíveis na plataforma “Comgás na Segurança”.

Entendemos que segurança é um conjunto de ações e estratégias.
Por isso, segurança ocupacional, operacional, patrimonial e digital andam juntas!

Gráfico Comgás na segurança
Gráfico Comgás na segurança
Gráfico Comgás na segurança
Conheça algumas das nossas
principais ferramentas:

Atitude Segura:

Programa anual que reconhece os colaboradores que se destacam em engajamento e esforço proativo em diversos quesitos de segurança.

Direção Segura:

Levando em conta o quanto a direção faz parte do dia a dia de muitos colaboradores, o programa foi criado como forma de conscientização sobre a direção segura, livre de acidentes e infrações.

Reportabilidade

Campanha criada para identificar, avaliar e reportar riscos potenciais observados por nossos colaboradores ou terceiros em nossas operações.

Guia salva vidas com segurança:

Compila os processos e metodologias necessários para manter a gestão de segurança e saúde em atividades consideradas críticas.

Tour da liderança:

Grupo de gestores faz uma visita monitorada às operações de construção de rede, ramal, manutenção e outras operações da Comgás, para conhecer e interagir com os engenheiros, técnicos e gasistas trabalhando em campo.

Análise de risco:

Baseada na Análise Preliminar de Risco (APR), é feita antes do início de qualquer atividade para medir sua segurança. A Comgás conta com uma biblioteca de condições de risco que orienta e indica formas de proteção.

Além de todas as ferramentas que possuímos, investimos em treinamento e reciclagem dos
treinamentos de segurança de forma constante.

Só em 2021, mais de 10 mil horas foram dedicadas ao tema!

Gráfico total de horas de treinamento

Fomos premiados 14 vezes pela American Gas Association (AGA), entidade internacional que reconhece a atenção com a segurança, entre as empresas de distribuição de gás no mundo.

Logotipo da American Gas Association
Protocolos da covid-19

Para manter a oferta de serviços durante a pandemia, incluímos ações e protocolos para proteger nossos colaboradores e clientes.

Com a implementação de EPIs específicos e com equipe médica própria atuando diretamente com nossos mais de 500 colaboradores em campo, criamos um sistema de acompanhamento para casos testados como positivo, atuando desde a prevenção até o processo de cura e o acolhimento pós covid.

Oferecendo um serviço de diagnóstico no nosso ambulatório, fizemos cerca de 4000 atendimentos entre 2020, 2021 e 2022, com 629 casos positivos até o momento, nenhuma fatalidade foi registrada entre os colaboradores.

Segurança para os parceiros

Para apoiar o desenvolvimento da nossa rede de parceiros, criamos o Programa de Excelência Comgás, focado na gestão de indicadores de performance operacional e de sustentabilidade, incentivando a implementação de elementos importantes da nossa cultura no dia a dia de quem trabalha ao nosso lado:

Segurança em
primeiro lugar!

Garantia de satisfação dos clientes por meio de entregas de qualidade.

Integridade dos ativos mantida por meio de investimentos e eficiência nos processos.

Com esses pilares, podemos, juntos, entregar serviços cada vez melhores, prevenir riscos e danos e entregar uma operação de rede de gás que funciona de forma eficaz para todos que fazem parte do ciclo!

Do lado dos negócios, é uma forma de contribuir para a perenidade, prosperidade e evolução da gestão das nossas parcerias.

Segurança Digital 

Informativo Fraudes

Nos últimos tempos, temos observado um aumento significativo na sofisticação e na frequência de golpes digitais, especialmente aqueles envolvendo dinheiro: aplicativos de banco, boletos falsos e o envio de PIX para terceiros.

Nosso compromisso com a segurança vai além das palavras - é uma parte fundamental de quem somos e do que representamos como empresa, por isso queremos que você se sinta sempre seguro e confiante.

E, como parte de nosso compromisso contínuo, compartilhamos algumas recomendações importantes para ajudá-los a evitar cair nesses golpes.

1

Não cobramos antecipadamente por serviços executados.

2

Não solicitamos informações ou dados por ligações telefônicas.

3

Para pagar via PIX use sempre o QR Code da fatura ou gerado no Comgás Virtual

4

Confirme sempre nos pagamentos por boleto ou PIX se o favorecido na operação é a COMPANHIA DE GAS DE SAO PAULO - COMGAS

Reforçamos ainda que a Comgás nunca solicita informações pessoais ou financeiras através de e-mails, chamadas telefônicas ou mensagens de texto. Também não pedimos pagamentos antecipados em nenhuma hipótese por nossos serviços.

Para qualquer dúvida ou preocupação relacionada a este assunto, conte com a gente por meio dos nossos canais de atendimento:

WhatsApp da Cris - (11) 3325-0197
App Comgás Virtual (Play Store e Apple Store)
Site: www.virtual.comgas.com.br
Central de Atendimento - 08000 110 197
Canal de ética
Canal de ética

Sua denúncia é feita de forma segura e confidencial

Queremos que o local de trabalho seja um espaço seguro para todos, por isso, criamos o Canal de Ética Comgás, que permite o envio de denúncias de suspeitas de fraude, má conduta ou qualquer fato que contrarie nossos valores e princípios, previstos no nosso Código de Conduta ou na legislação vigente.

Via internet pelo Canal de Ética ou por telefone (0800 725 0039, de segunda a sábado, das 8h às 20h).

Funcionários, terceiros, fornecedores, clientes e comunidade em geral.

  • Assédio moral ou sexual
  • Destruição ou danos aos ativos
  • Favorecimento ou conflito de interesses
  • Fraude
  • Irregularidades em demonstrações financeiras
  • Pagamento ou recebimento impróprio
  • Relacionamento íntimo com subordinação direta
  • Roubo, furto ou desvio de materiais
  • Uso ou tráfico de substâncias proibidas
  • Vazamento ou uso indevido de informações
  • Violação de leis em geral (trabalhista, ambiental, contábil etc.

A ICTS, uma empresa independente e especializada em investigação e inteligência empresarial.

Sim, mas você pode se identificar se quiser. Caso o autor da denúncia opte pelo anonimato, não há possibilidade de identificação.

Na denúncia via internet, o IP do equipamento não é identificado.
Na denúncia via telefone, as ligações são atendidas por ouvidores da ICTS e o número do telefone do qual se originou o relato não é gravado.

Para que a denúncia permaneça anônima, lembre-se de não comentar o assunto com ninguém.

Sua identidade será preservada pelo Canal de Ética mesmo assim. Após a análise, se a denúncia for constatada como procedente, o Comitê de Ética definirá as medidas disciplinares aplicáveis e demandará sua execução.

O coordenador do Comitê de Ética da Comgás. Ele avalia e define a estratégia de apuração dos fatos em conjunto com os demais membros do Comitê.

Se a denúncia for constatada como procedente, o Comitê de Ética definirá as medidas disciplinares aplicáveis e demandará sua execução.