Biometano

09 de agosto de 2024
BIOMETANO

A solução energética sustentável para o futuro do Brasil

O biometano é uma solução promissora para o futuro energético do Brasil e do mundo. Ele é produzido a partir da purificação do biogás, que é gerado pela decomposição anaeróbica de resíduos orgânicos, como lixo, esgoto, restos de agricultura, e resíduos de suinocultura e pecuária.  

Ambientalmente, contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa e diminui a dependência de combustíveis fósseis, como o petróleo, carvão mineral, entre outros. Economicamente, promove o aproveitamento de resíduos e gera novas oportunidades de renda e desenvolvimento sustentável.  

Cidade de São Paulo
Biometano - fonte de energia renovável

Utilizações do biometano

O biometano é uma fonte de energia renovável altamente versátil, com aplicações que vão desde combustível para veículos e uso industrial até abastecimento de residências e produção de fertilizantes nitrogenados. Destaca-se especialmente como uma alternativa eficiente para a mobilidade, podendo ser utilizado em carros, caminhões e ônibus. Sua utilização contribui significativamente para a redução das emissões de poluentes. 

Por que o biometano é a energia do futuro?

A busca por biometano tem aumentado devido à crescente preocupação com o meio ambiente e temas de ESG (Environmental, Social, and Governance). Esse combustível oferece diversas vantagens: 

Biometano é a energia do futuro

Independência Energética

A produção local de biometano reduz a dependência de importações de combustíveis fósseis, fortalecendo a segurança energética do país. Ao utilizar recursos locais, como resíduos orgânicos, a produção diminui a necessidade de transporte de longa distância e os custos associados.

Economia circular:

Os resíduos gerados por indústrias, residências, comércios, entre outros, podem ser aproveitados para produzir e retroalimentar os consumidores de energia e geradores de resíduos.

Descarbonização:

O biometano possui uma vantagem perante as demais energias renováveis que é sua utilização em setores de difícil descarbonização, como por exemplo, as frotas pesadas.

A contribuição do biometano nas operações da Comgás

A Comgás está comprometida com a diversificação da matriz energética brasileira e a transição para uma economia de baixo carbono. O biometano possui características muito próximas do gás natural, podendo ser inserido na rede de distribuição já existente. A empresa tem unido forças com produtores, clientes e a sociedade para viabilizar este energético renovável. 

 

Para acelerar a distribuição do biometano, a Comgás investe em chamadas públicas, promovendo estudos e parcerias para ampliar o uso em combustível para veículos, indústria e residências, sem qualquer modificação na infraestrutura de gasodutos existentes e em expansão.  

Soluções em energia

Projetos e investimentos da Comgás

Um exemplo concreto é o contrato firmado com a Usina Costa Pinto em Piracicaba (SP), para a construção de infraestrutura que conectará a unidade produtora de biometano à rede de distribuição de gás natural da Comgás. Em 2024, serão distribuídos 70 mil m³/dia de biometano via mercado livre. A expectativa é que, até 2026, o biometano represente pelo menos 2% do volume de gás distribuído pela Comgás. 

O biometano diversifica ainda mais o portfólio da organização, trazendo as melhores soluções em energia para os clientes. Com seus benefícios ambientais e econômicos, além da flexibilidade de aplicação e integração com a infraestrutura existente, a Comgás se posiciona como uma peça-chave para o futuro sustentável da matriz energética brasileira.