O gás natural veicular (GNV) representa uma opção sustentável e econômica como combustível para veículos individuais e de transporte coletivo. Para sua utilização, é fundamental adaptar os veículos com equipamentos específicos de armazenamento e alimentação do motor.
O GNV oferece diversas vantagens, sendo uma das principais a economia em comparação com outros combustíveis fósseis. Além de ser mais econômico, é menos poluente, contribuindo para a redução do impacto ambiental. Sua instalação e manutenção são relativamente fáceis, e o combustível tem alta disponibilidade, tornando-se uma excelente opção para gestores de frotas de veículos leves e pesados.
A eficiência e o rendimento do GNV são notáveis. Por exemplo, um carro que usa GNV pode rodar em média 14 quilômetros por metro cúbico, enquanto com etanol percorre cerca de 7 quilômetros por litro e com gasolina 10 quilômetros por litro. Um carro de passeio que roda 5 mil quilômetros por mês pode economizar até mil reais nesse período, representando uma economia significativa de aproximadamente 200 reais a cada 1.000 km rodados.
Nos veículos pesados, a economia com o GNV pode superar 15% por quilômetro rodado em comparação com o diesel. Projetos customizados podem aumentar essa economia, especialmente se as transportadoras e indústrias adotarem garagens de abastecimento próprias, reduzindo os custos de frete em até 30-40% em comparação com o diesel vendido em postos convencionais.
A substituição de motores a diesel por motores 100% a gás atende à demanda do mercado por soluções que promovam a descarbonização, reduzindo significativamente as emissões de gases poluentes. Além de serem mais sustentáveis, os motores a GNV reduzem os custos operacionais em comparação com os motores a diesel.
O GNV reduz as emissões de CO₂ em até 20% e diminui o nível de ruído do motor, melhorando o conforto e a satisfação do motorista. O tempo de abastecimento dos caminhões movidos a GNV é similar ao do diesel, o que o torna uma opção viável e competitiva nos aspectos ambiental, operacional e financeiro.
Os "Corredores Azuis" são rotas que promovem a eficiência energética e a sustentabilidade no transporte rodoviário, reduzindo as emissões de poluentes e melhorando a eficiência do transporte de mercadorias. A Comgás tem investido no desenvolvimento desses corredores, criando infraestrutura para o uso de GNV em veículos pesados.
Atualmente, são 33 postos em rodovias, com 10 deles adaptados com sistemas de alta vazão que permitem o abastecimento em menos de 20 minutos por caminhão. Há uma projeção de que mais de 5 mil caminhões poderão abastecer nesses postos até 2030.
Existem exemplos inspiradores de corredores logísticos e sustentáveis ao redor do mundo. Na Europa, por exemplo, a infraestrutura de abastecimento de GNL foi expandida graças à parceria entre empresas e o poder público. Na Espanha, o uso de gás natural no transporte urbano coletivo ajudou a reduzir a contaminação atmosférica. Na América do Sul, Cartagena, na Colômbia, implementou o projeto Transcaribe, substituindo ônibus a diesel por veículos a gás natural.
No Brasil, o Centro de Pesquisa Inovação e Difusão do Gás (RCGI), na Poli-USP, estuda a criação do "Corredor Paulista" entre São Paulo e Campinas, uma rota com alta viabilidade para o uso de GNV, já atendida por postos com GNV. Esses corredores podem proporcionar uma redução significativa no impacto ambiental e uma economia substancial nos custos operacionais.
A Comgás investe no desenvolvimento de infraestrutura, ampliando a oferta, aumentando a competitividade e incentivando a demanda por GNV. A empresa fortalece a rede de gasodutos e a disponibilidade de gás nos postos de combustíveis, realizando estudos em parceria com montadoras, transportadoras e indústrias para expandir o uso de gás natural e biometano em veículos comerciais pesados. Além disso, mapeia corredores logísticos em São Paulo para ampliar os pontos de abastecimento de GNV e biometano, garantindo segurança energética para os veículos pesados nas rodovias.
Para aumentar a competitividade e o uso do GNV, é necessário implementar políticas públicas estaduais que incentivem o uso de GNV em veículos de carga e transporte de pessoas. Isso inclui a criação de corredores logísticos com infraestrutura de abastecimento de GNV, incentivos fiscais como descontos nas alíquotas de IPVA e IPI, e a garantia de competição livre entre o gás, diesel e gasolina.
Deu para perceber que o GNV se destaca como uma solução sustentável e econômica para o transporte veicular, com inúmeras vantagens em termos de eficiência, custo-benefício e redução de emissões de poluentes. Com iniciativas como os corredores azuis e investimentos em infraestrutura, o GNV tem o potencial de transformar o setor de transporte no Brasil, promovendo um futuro mais verde e eficiente.