Jornada ESG

09 de agosto de 2024
ESG
Novos empreendimentos

Construindo um futuro sustentável: os compromissos ESG da Comgás 

A jornada de sustentabilidade da Comgás começou há mais de dez anos, focada na eficiência, segurança das pessoas e dos ativos, investimento em ações sociais e promoção do desenvolvimento humano de colaboradores e parceiros, sempre com altos valores de governança e compliance. 

Com o propósito de criar opções de acesso à energia, a Comgás definiu suas principais bandeiras ESG, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, firmados em 2021. 

As nossas bandeiras incluem: 

A Companhia possui grupos de trabalho que suportam essa jornada e incorpora metas ESG na remuneração variável dos executivos e colaboradores anualmente, como a jornada de descarbonização, diversidade na liderança e impacto social.

A estratégia de sustentabilidade está alinhada com a agenda 2030 e os ODS prioritários para a companhia: 

Objetivos de desenvolvimento sustentável

Saúde e Bem-estar (ODS 3);

Educação de Qualidade (ODS 4);

Igualdade de Gênero (ODS 5);

Energia Limpa e Acessível (ODS 7);

Trabalho Decente e Crescimento Econômico ODS 8

Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9);

Redução das Desigualdades (ODS 10);

Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11);

Ação contra a mudança global do clima (ODS 13)

Principais compromissos ESG da Comgás:

Principais Compromissos
principais compromissos - mobile
Metas ambientais

Principais conquistas da Comgás em ESG

Ambiental

Social

Governança

Ambiental
meio ambiente

A gestão de emissões da Comgás implementou diversas iniciativas, resultando em uma redução de 64% das emissões dos escopos 1 e 2 desde 2019. A empresa firmou um contrato com a Usina Costa Pinto, em Piracicaba (SP), para conectar a produção de biometano à rede de distribuição de gás natural, com previsão de distribuir 70 mil m³/dia de biometano a partir de 2024. 

Social
pauta social

Em 2023, 54% dos cargos de liderança da Comgás foram preenchidos por grupos minoritários. Também lançou o programa de voluntariado corporativo Vagalume, que, em seu primeiro ano, realizou 18 ações com 148 voluntários, beneficiando 2.258 pessoas, principalmente jovens em situação de vulnerabilidade social. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e a Fundação FAT, ofereceu cursos de capacitação para gasistas, formando 357 novos profissionais, dos quais 149 são mulheres. 

Governança

A governança é essencial para o sucesso e a sustentabilidade das empresas no cenário competitivo atual, e a Comgás reconhece essa importância. Promover a transparência, a responsabilidade e a eficiência fortalecem a confiança dos stakeholders, melhora o desempenho operacional e contribui para a criação de valor a longo prazo. 

Programa de Compliance 

O Programa de Compliance tem como objetivo prevenir, detectar e responder a atos de corrupção, suborno e outros riscos relacionados ao Compliance, conforme o Código de Conduta. Como reconhecimento por essa cultura de gestão ética e transparente, em 2023, a Comgás recebeu a certificação ISO 37001, que é dedicada a empresas comprometidas com práticas de prevenção, detecção e resposta a riscos de corrupção e suborno.  

Programa de compliance
liderança
Código de Conduta 

De forma segura e confidencial, o Canal de Ética da Comgás recebe denúncias de suspeitas de fraude, má conduta ou qualquer fato que contrarie os valores e princípios previstos na cartilha ou legislação vigente. É garantido o anonimato, a confidencialidade e a não retaliação, para assim, fortalecer um ambiente saudável e acolhedor para todas as suas pessoas. 

O que a Comgás pensa do Futuro

Visão de futuro da Comgás

A visão de futuro da Comgás é guiada por três avenidas de crescimento: colocar as pessoas no centro das ações, garantir segurança e eficiência nas operações e promover a sustentabilidade em todas as decisões do negócio. 

Pessoas no Centro: A Comgás foca em ações para melhorar a vida das pessoas, mantendo respeito e segurança em toda a jornada. 

Eficiência nas Operações: O objetivo é entregar o melhor todos os dias, utilizando recursos de forma consciente, buscando novas soluções e melhorias constantes. 

Cidade do Amanhã: A Comgás vislumbra uma cidade segura, eficiente, sustentável e digital, com relações colaborativas que geram valor positivo para o ecossistema terrestre, uma cidade conectada, integrada e inclusiva. 

Com essas ações e compromissos, a Comgás continua se destacando como uma empresa líder em sustentabilidade, responsabilidade social e governança, sempre buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para um futuro mais sustentável e promissor.