Comgás forma e contrata mulheres gasistas
Mulheres exercem cargos que eram ocupados exclusivamente por homens
A Comgás reforça neste mês das mulheres, seu compromisso de conduzir ações para a construção de um ambiente mais diverso e inclusivo. Duas iniciativas recentes da empresa mostram que esse olhar vai além do recrutamento, e passa pelo propósito de apoiar e desenvolver carreiras femininas: o curso de formação de gasistas mulheres e o programa Mulheres de Talento 40+. Atualmente, a companhia possui em seu quadro 175 gasistas. Destes, duas são mulheres e uma atua na região de Campinas.
Em 2021, nasceu uma parceria da Comgás com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de SP, o Centro Paula Souza e a Fundação de Apoio à Tecnologia, que tem promovido a inclusão de mulheres gasistas no mercado de trabalho, área ainda hoje predominantemente masculina. Desde então, já foram realizadas quatro turmas, formando mais de 247 profissionais para o mercado de gás, dos quais 100 são mulheres gasistas e nove encanadoras. Destas formandas, 30 delas já estão atuando no mercado de trabalho. A expectativa é que novas turmas sejam realizadas em 2023.
“Nos questionamos o porquê de não haver mulheres com esta formação para trabalhar conosco nessa área de serviços. A partir dessa parceria, vimos a oportunidade de fazer uma ação específica para elas, dando uma oportunidade para as mulheres que desejavam uma qualificação profissional para se inserir no mercado de trabalho e, claro, beneficiando também o nosso setor de atuação, que ganha com a maior diversidade de profissionais capacitadas”, explica Carla Sautchuk, diretora de Operações e Serviços da Comgás.
Outro exemplo do compromisso da Comgás com a diversidade é o programa Mulheres de Talento 40+, lançado em agosto de 2022, para aceleração de carreiras de mulheres acima dos 40 anos que buscam recolocação no mercado de trabalho, que estejam em um momento de transição de carreira - sejam elas mães ou não -, e que almejam se desenvolver para possivelmente assumirem uma posição de liderança.
Segundo Leticia Grossi, diretora de Pessoas e Cultura da Comgás, nessa primeira edição, tivemos a grata surpresa de receber 4,2 mil inscrições de candidatas extremamente qualificadas e com grande bagagem profissional. A Comgás seguirá apoiando as candidatas não aprovadas na busca por emprego, promovendo palestras exclusivas para esse público.
Já as candidatas selecionadas foram contratadas como analistas sêniores e iniciaram o trabalho em janeiro, participando de imersões sobre o negócio, com treinamentos técnicos e comportamentais para acelerar sua evolução e estarem preparadas para novos desafios de carreira.
Outras ações:
Em 2022, a empresa também criou o Podcast Mulheres que Inspiram, uma iniciativa que visa potencializar carreiras femininas a partir de experiências inspiradoras de convidadas especiais que conversam sobre caminhos percorridos, desafios, visões e projetos que visam fortalecer as mulheres no mercado de trabalho. A Comgás ainda está entre as empresas brasileiras participantes do Índice Global de Igualdade de Gênero, anunciado pela Bloomberg em janeiro, e recebeu menção honrosa durante o Prêmio WEPs – Empresas Empoderando Mulheres. A companhia também se tornou signatária dos 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios, desenvolvidos pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global.
“Nossa empresa acredita que a diversidade e a inclusão potencializam a nossa energia e que isso deve refletir em ações práticas. Se somos movidos pelo propósito de transformar vidas com a energia, essa força vem da promoção de uma cultura inclusiva, que compreende e valoriza a diversidade”, finaliza Letícia.