Notícias

Sobre a Comgás

Comgás patrocina 65º Congresso Estadual de Municípios

O evento realizado pela Associação Paulista de Municípios aconteceu entre os dias 9 e 11 de maio

12 de maio de 2023

A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do Brasil, foi uma das patrocinadoras e representantes do setor de energia do 65º Congresso Estadual de Municípios (CEM), realizado pela Associação Paulista de Municípios (APM) nos dias 9, 10 e 11 de maio, no Taiwan Centro de Eventos, em Ribeirão Preto. Com o tema "Município Forte. País Desenvolvido.", o congresso reuniu gestores públicos municipais, estaduais e federais para discutir soluções imediatas aplicáveis nas cidades.

A Comgás levou aos representantes propostas com desafios e oportunidades para a infraestrutura de distribuição do gás natural. A Companhia participou de uma mesa de discussões sobre a importância do gás natural como combustível da transição energética para a reindustrialização do Estado.

“O gás natural exerce um papel importante para o Estado de São Paulo em seus esforços de descarbonização, além de ser fundamental na garantia de uma transição energética para matrizes de baixo carbono, garantindo a segurança energética, fundamental para a reindustrialização do estado. Com base neste cenário, precisamos unir esforços para que políticas públicas e incentivos à indústria em âmbito nacional e estadual sejam desenvolvidas”, pontua Marcelo Besteiro, diretor de Relações Institucionais, Regulatório, ESG e Comunicação.

No congresso, a Comgás ainda contou com um stand, onde especialistas da Companhia falaram sobre os benefícios do gás natural veicular nas frotas de veículos pesados. De acordo com a empresa, a economia média do GNV nessas frotas chega a quase 15% por quilômetro rodado frente ao diesel, considerando que o caminhão rode uma média de 10 mil km por mês. Essa economia pode ser ainda maior quando aplicada em projetos customizados. A empresa tem cada vez mais atuado para incentivar a criação de garagens de abastecimento em transportadoras e indústrias, o que pode reduzir o custo do frete como um todo, gerando uma economia entre 30% a 40% na comparação com o diesel vendido em postos convencionais. Outra vantagem que se destaca no caso de frotas pesadas está relacionada ao meio ambiente, pois, além da redução de 20% a 25% na emissão dos gases do efeito estufa, a geração de poluentes locais e material particulado pode chegar a uma redução significativa acima de 90%.