Museu do Ipiranga é eleito o melhor
museu da cidade
Premiação "O Melhor de São Paulo 2023", do jornal Folha de S.Paulo
Reinaugurado há oito meses, o Museu do Ipiranga reina absoluto, entre os moradores de São Paulo, como o melhor Museu da cidade.
A indicação foi feita através de pesquisa do Datafolha e o ícone do Ipiranga ganhou o primeiro lugar disparado, com 45% das preferências dos paulistanos das classes A e B.
O Museu do Ipiranga ficou fechado durante nove anos, pois devido a questões envolvendo a má manutenção por falta de recursos, estava ameaçado de desabar. Um pool de empresas investiu mais de 210 milhões, e o Museu renasceu.A Comgás foi uma das patrocinadoras da reconstrução do Museu do Ipiranga, finalizada em 2022.
Além de ter participado do patrocínio, a distribuidora está presente em um grande cenário do museu: a pira do Altar da Pátria, localizada no Monumento à Independência. E foi responsável pela extensão da rede para o fornecimento ininterrupto de gás natural em dois geradores do museu, cada um com 500 kVA.
A premiação se soma a diversas outras que a instituição recebeu nos últimos meses, como o prêmio Raymundo Magliano Filho e o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo, que destacam ações nas áreas de acessibilidade e inclusão.
Dentre as ações implementadas estão a instalação de elevadores, rampas de acesso e piso podotátil, além de recursos para facilitar a exploração do acervo para os mais variados tipos de públicos, como telas táteis e reproduções 3D de obras do acervo.
Também na área da arquitetura o projeto do Novo Museu do Ipiranga foi reconhecido: o prêmio de Melhor Ação de Restauração, na Monocle Design Awards 2023, promovida pela revista inglesa Monocle, o prêmio IAB SP 2022 e o prêmio APCA 2022.