Notícias

Sobre a Comgás

Comgás conquista prêmio Melhores do ESG 2023

Reconhecimento criado pela revista Exame fortalece o compromisso da Comgás com o desenvolvimento sustentável e a liderança no setor de energia

14 de junho de 2023

A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado da América Latina, conquistou o primeiro lugar na categoria "Petróleo, Gás e Químico" no prêmio Melhores do ESG 2023, concedido durante evento ocorrido nesta terça-feira (13), na cidade de São Paulo. O prêmio foi criado com uma metodologia desenvolvida pela revista Exame, em parceria com o Ibmec, uma das principais escolas de negócios no Brasil, e tem como objetivo reconhecer as empresas que mais contribuem para o processo de evolução da sustentabilidade e desenvolvimento da economia. A premiação inclui dois questionários, um qualitativo e outro quantitativo, e premia as empresas em 18 categorias diferentes.

"Receber o primeiro lugar no prêmio Melhores do ESG 2023 é motivo de orgulho para a Comgás. Um reconhecimento da nossa jornada de evolução e compromisso contínuo com a transição energética, a sustentabilidade e o impacto social, aliados ao desenvolvimento do setor de energia no Brasil", pontua Marcelo Besteiro, diretor Institucional, Regulatório, de Sustentabilidade e Comunicação da Comgás.

O Melhores do ESG é a evolução do Guia Exame de Sustentabilidade, criado em 2000 como Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa, que foi reformulado em 2020 para enfatizar os critérios ESG, sendo pioneiro nesse aspecto. A Comgás já possui um histórico na premiação, sendo premiada em 2022, na categoria “Combustíveis, Químicos e Derivados".

A Comgás embarcou em uma jornada de sustentabilidade há mais de uma década, com foco em eficiência, segurança, ações sociais e desenvolvimento humano. Alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a empresa definiu três principais bandeiras ESG: valorizar pessoas e sociedade, oferecer mais energia com menos emissões e desenvolver a infraestrutura do país.

A remuneração variável dos executivos e colaboradores está atrelada a metas relacionadas ao tema, como a jornada de descarbonização da companhia nos escopos 1 e 2, diversidade de grupos minorizados na liderança, pessoas impactadas por ações e projetos sociais, entre outros. Atualmente, a Comgás tem 54% dos cargos de liderança ocupados por grupos minorizados e 50% da diretoria é composta por mulheres. Seu compromisso é de ser net zero até 2025.


O CEO Antonio Simões deu uma entrevista exclusiva para a Exame, falando um pouco mais sobre as ações que possibilitaram o avanço da agenda ESG e o papel do gás natural e o biometano na transição energética.